Baterias Seladas
As baterias seladas representam um
aperfeiçoamento das baterias de chumbo comuns. As baterias de chumbo
utilizadas em automóveis são denominadas assim porque elas são formadas por
seis pilhas de 2V, sendo que em cada pilha o polo negativo ou ânodo é formado
por placas de chumbo revestidas com chumbo (Pb) esponjoso e seu polo positivo,
cátodo, é formado por placas de chumbo revestidas de PbO2,
ambas estão mergulhadas numa solução aquosa de ácido sulfúrico (H2SO4) a
30%.
As
reações responsáveis pelo funcionamento das baterias de chumbo são as
seguintes:
Semirreação
do Ânodo: Pb +HSO41-+ H2O ↔ PbSO4 + H3O1+ + 2e-
Semirreação do Cátodo: PbO2 +
HSO41-+ 3H3O1+ + 2e-↔
PbSO4 +
5 H2O________
Reação
global: Pb + PbO2 + 2 HSO41-+ 2 H3O1+↔ 2 PbSO4 + 4 H2O
No
entanto, com o passar do tempo, a concentração do ácido sulfúrico vai
diminuindo e o PbSO4formado se
acumula nos eletrodos, até que a bateria pare de funcionar.
Mas,
essas reações são reversíveis e, portanto, as baterias comuns são
recarregáveis, bastando inverter o sentido da reação por meio de uma corrente
contínua. Isso é feito pelo dínamo ou alternador dos carros.
Veja,
porém, que a reação inversa da reação global fará com que a água da solução
seja decomposta e é por isso que é preciso adicionar de modo periódico água
destilada na bateria:
Pb + PbO2 + 2 HSO41-+ 2 H3O1+↔ 2 PbSO4 +
4H2O
Para
acabar com esse inconveniente, sugiram as baterias seladas, em que há adição de
0,07% de cálcio aos eletrodos de chumbo. Isso faz com que se reduza bastante a
decomposição de água e, então, não é preciso adicionar água destilada à bateria
durante o seu tempo de vida útil.
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