quinta-feira, 24 de abril de 2014

Música - Ditadura Militar Brasileira

Durante a ditadura militar(1964-1985), a música foi usada para relatar como era difícil viver nesse período, muitos artistas, como Caetano Veloso, Geraldo Vandré e Chico Buarque foram censurados pelo governo por criticar o sistema político. Suas músicas falavam da presença do exército nas cidades, da censura, dos exilados e da falta de liberdade, grandes exemplos dessas músicas são: "Cálice", "Pra Não Dizer que não Falei das Flores" e "Apesar de Você". Alguns artistas tentando evitar a censura faziam jogos de palavras, por exemplo, na canção "Cálice" a mensagem verdadeira é "Cale-se", que representa a censura praticada pelo governo.


A canção "Pra Não Dizer que não Falei das Flores", considerada o hino da resistência faz clara referência contra a ditadura, no trecho "Vem, vamos embora/ Que esperar não é saber/ Quem sabe faz a hora/ Não espera acontecer", Geraldo Vandré chama o povo para lutar contra os militares.



A música "Apesar de Você", uma das mais famosas de Chico Buarque, tem trechos como "Hoje você é quem manda/ Falou, tá falado/ Não tem discussão", que mostra a autoridade do estado, e "Apesar de você/ Amanhã há de ser/ Outro dia",o qual mostra a esperança por dias melhores. A crítica ao governo foi rapidamente percebida e a música foi censurada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário