sexta-feira, 14 de março de 2014

Curto-circuito

Grupo Paguzistas: Carollina Arbex (3), Fernanda Magina (4), João Vitor Couto (12), Julia Freire (13), Luciana Muheison (17) e Victória Valdívia (29).

Introdução: Este estudo tem como objetivo explicar os conceitos de um curto-circuito. Averiguar o que ele é, como ocorre, o que fazer para evitá-lo, quais são os perigos e alguns exemplos.

Curto circuito (http://galerias.orm.com.br/fotos/1695/images/g/8.jpg)
Resumo: Um curto-circuito é quando dois pontos de um circuito são ligados por um mesmo fio de resistência desprezível, o quer dizer que ambos os pontos possuem o mesmo potencial. Em suma, tal fenômeno é quando há sobre carga na corrente elétrica. No curto-circuito, um gerador cria tensão elétrica em um circuito não possuindo resistência, como por exemplo: lâmpadas e televisões. A intensidade de corrente elétrica que sai de tal gerador é a mesma que percorre o circuito e chega ao receptor do gerador, o que provoca um aumento da tensão dele, causando um curto-circuito. Muitos acidentes são causados pela falta de conhecimento dos produtos. Há dois tipos de tensões elétricas nas tomadas do Brasil: 220v e 110v. Isso pode causar acidentes, pois quando ligamos um aparelho 110v em uma tomada de 220v, certamente, ele irá queimar.Também, quando há muitos equipamentos eletrônicos ligados ao mesmo tempo, sem a fiação adequada, ocorre um curto-circuito. Outro exemplo de possíveis acidentes, seria quando uma colocam metal na tomada, causando imediatamente um curto. Esse último pode causar incêndio, em razão de uma dissipação de calor, ou seja, explosão. Porém, há medidas preventivas contra os curtos-circuitos. Uma opção seria a implantação de fusíveis ou disjuntores nas correntes elétricas. Dessa forma, quando houver aumento de intensidade na corrente, o fusível queimará ou o disjuntos desligam a chave do circuito. Para evitar acidentes domésticos, é preciso ficar atento a certas coisas:
  • O plugue de aterramento nunca deve ser retirado, para evitar que oscilações de energia afetem seus aparelhos eletrônicos.
  • Evite mexer no chuveiro enquanto ligado.
  • Para fazer um reparo em algum aparelho, certifique-se de que ele não esteja ligado a nenhuma tomada.
  • Nunca insira objetos dentro de TVs ou computadores, pois esses aparelhos armazenam energia mesmo fora da tomada.

Considerações finais: Ainda há muito para ser estudado em relação a esse tema. Mesmo que a maioria da população tenha consciência dos ricos gerados pela má utilização da energia elétrica e da existência de curtos-circuitos, esses e os acidentes ainda são muito frequentes. Além do mais, outras medidas preventivas deveriam ser analisadas, pois essas são limitadas a um pequeno número.
Bibliografia:
www.ibytes.com.br
www.infoescola.com
www.suapesquisa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário