sexta-feira, 14 de março de 2014

Efeito Fotoelétrico e células fotoelétricas

Grupo Acadêmicos da Vila Douglas: Caio Sorrentino (2), Gabriel Cavalli (5), Marcio Douglas (18), Otávio Augusto (21), Tales Gouvêa (23), Vanessa Mainardes (28)


Efeito Fotoelétrico é quando a radiação eletromagnética em certa frequência (por exemplo a luz) atinge um superfície de metal, fazendo com que os elétrons sejam ejetados da superfície metálica.

Efeito Fotoelétrico (fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/77/Photoelectric_effect.png)


O efeito foi evidenciado em 1887, por Heinrich Hertz (1857-1894, demonstrou a radiação eletromagnética), e foi explicado por Albert Einstein (1879-1955) em 1905. Antes da explicação de Einstein, havia muitas dúvidas sobre esse tal efeito, pois quanto mais se diminuía intensidade de luz, mais o efeito ia desaparecendo. Outra dúvida era da frequência da fonte luminosa, porque ao reduzir a sua frequência abaixo de um valor, percebia que o efeito fotoelétrico sumia. Em 1905, Einstein explicou o efeito pela Teoria dos Fótons, na qual consistia que a intensidade de luz é proporcional ao número de fótons, por consequência o número de elétrons a serem ejetados da superfície metálica; e quanto maior a frequência da fonte luminosa, maior era energia recebida pelos elétrons, fazendo eles serem ejetados das placas de metal. Se a frequência for abaixo da frequência de corte, o elétrons não sofrem nenhum tipo de eletrização, permanecendo na superfície metálica.

Graças ao efeito fotoelétrico, foram criadas as células fotoelétricas, as quais podem ser divididas em vários tipos, como as células fotoemissivas e as células fotocondutivas, mas o que ser isso? Células fotoelétricas, ou fotocélulas, são dispositivos capazes de transformar energia luminosa (de qualquer fonte, até mesmo do Sol) em energia elétrica. Pode funcionar como geradora de energia ou como sensor de medição de intensidade de luz.

Considerações finais: Há muito do que estudar sobre o efeito fotoelétrico. Graças as células fotoelétricas, foi capaz a criação do sistema de alarmes, de portas automáticas, de luzes que acendem e apagam sozinha.

Fonte:
http://www.brasilescola.com/fisica/o-efeito-fotoeletrico.htm
http://www.infoescola.com/fisica/efeito-fotoeletrico/
http://www.algosobre.com.br/fisica/aplicacao-do-efeito-fotoeletrico.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário