sexta-feira, 21 de março de 2014

Para-raios


Grupo Acadêmicos da Vila Douglas: Caio Sorrentino (2), Gabriel Cavalli (5), Marcio Douglas (18), Otávio Augusto (21), Tales Dias (23), Vanessa Mainardes (28)


Introdução: O Para-Raios foi criado em 1752 pelo físico Benjamin Franklin enquanto este fazia uma experiencia em que empinava uma pipa de papel com um fio de metal e percebeu que a carga elétrica descia pelo dispositivo. Foi desse modo que ele teve a ideia de inventar um dispositivo que tivesse essa mesma ação, e assim foi criado o Para-Raio.



Para-raios(Fonte:http://www.orm.com.br/orm/sgportal/fotos/p%C3%A1ra-raio-cl%C3%A1udio-pinheiro.jpg)



Desenvolvimento: O Para-Raio consiste em uma haste de metal, que costuma ser de cobre ou de alumínio, em que seu maior objetivo é atrair descargas elétricas, como raios, para suas pontas e leva-las até o solo através de cabos de pequena resistência elétrica. Seu principal uso é em prédios e geralmente é colocado no topo do edifício pois os raios tendem a atingir o ponto mais alto de uma área.

O fato do para-raio funcionar tão bem é baseado no principio do "Poder das pontas", cujo excesso de carga elétrica em um corpo condutor é distribuído por sua superfície externa e se concentra nas regiões pontiagudas ou de menor raio. Isso porque a eletricidade tem mais facilidade em se acumular em regiões curvas. Com o fato do para-raio ter suas inúmeras pontas curvas e ter um raio pequeno faz com que tenha tanta eficiência.


Quando uma nuvem eletrizada passa perto das proximidades de um para-raio eles interagem provocando indução eletrostática. Um campo elétrico é estabelecido entre a nuvem e a Terra. O ar em torno do pára-raio fica ionizado e vira um condutor elétrico, e é por esse ar que a descarga elétrica se propaga até as pontas. Já que o para-raios esta ligado ao solo essa descarga desce sem causar maiores danos.


Considerações finais: A descoberta de Franklin tem um efeito muito positivo até hoje em dia, graças a essa invenção os danos de tempestades são muito reduzidos, caso não houvesse os para raios alem dos danos nos aparelhos domésticos por conta das descargas de energia o numero de pessoas atingidas por raios seria muito maior, situação essa que pode levar desde queimaduras até paradas cardíacas e morte.


Fonte:

http://para-raio.info/
http://www.infoescola.com/fisica/para-raio/
http://www.brasilescola.com/fisica/o-pararaios.htm
http://www.instalacaodepararaios.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário