sexta-feira, 21 de março de 2014

Geradores Elétricos

Henrique Laan (10), Julio Loss (14), Marco Akira (19), Nicholas Garcia (20), Thiago Tauyl (27), Vinicius Gamboa (30)


Em 1831, tanto Michael Faraday, no Reino Unido, como Joseph Henry, nos Estados Unidos, demonstraram cada um a seu modo, mas ao mesmo tempo, a possibilidade de transformar energia mecânica em energia elétrica.

A corrente sempre existe enquanto há diferença de potencial entre dois corpos ligados, por um condutor, por exemplo, mas esta tem pequena duração quando estes corpos são eletrizados pelos métodos vistos em eletrostática, pois entram rapidamente em equilíbrio.

A forma encontrada para que haja uma diferença de potencial mais duradoura é a criação de geradores elétricos, que são construídos de modo que haja tensão por um intervalo maior de tempo.

Existem diversos tipos de geradores elétricos, que são caracterizados por seu princípio de funcionamento. Alguns deles são: 

Geradores Luminosos
Gerador Luminoso (fonte: http://www.briand-energies.fr/sites/default/files/procede-visuels/IMG-20120625-00005.jpg)

São sistemas de geração de energia construídos de modo a transformar energia luminosa em energia elétrica, como por exemplo, as placas solares feitas de um composto de silício que converte a energia luminosa do sol em energia elétrica.

Geradores Mecânicos
Gerador Mecânico (fonte: http://www.manutencaoesuprimentos.com.br/imagens/unidade-de-gerador-hibrido.jpg)

São os geradores mais comuns e com maior capacidade de criação de energia. Transformam energia mecânica em energia elétrica, principalmente através do magnetismo. É o caso dos geradores encontrados em usinas hidroelétricas, termoelétricas e termonucleares.

Geradores Químicos
Gerador Químico (fonte: http://www.brasilescola.com/upload/e/pilhas.jpg)

São construídos de forma capaz de converter energia potencial química em energia elétrica (contínua apenas). Este tipo de gerador é muito encontrado, como pilhas e baterias.

Geradores Térmicos
Gerador Térmico (fonte: http://www.by.all.biz/img/by/catalog/40419.jpeg)

São aqueles capazes de converter energia térmica em energia elétrica, diretamente.

Conforme as características da corrente elétrica que produzem, os geradores podem ser de corrente contínua (dínamos) e alternada (alternadores).

O funcionamento dessas máquinas ou em fenômenos eletrostáticos, ou na indução eletromagnética. Nas aplicações industriais a energia elétrica provém quase exclusivamente de geradores mecânicos, cujo princípio é o fenômeno da indução eletromagnética.

Quando associados dois, ou mais geradores como pilhas, por exemplo, a tensão e a corrente se comportam da mesma forma como nas associações de resistores, ou seja:
  • Associação em série: corrente nominal e tensão são somadas.
  • Associação em paralelo: corrente é somada e tensão nominal.

Considerações Finais: Gerador elétrico é um equipamento que transforma em energia elétrica outras formas de energia. Uma bateria de automóvel, por exemplo, transforma energia química em energia elétrica. Uma usina hidrelétrica utiliza a energia mecânica transformando-a em energia elétrica. Portanto um gerador elétrico é o aparelho que realiza a transformação de uma forma qualquer de energia em energia elétrica.

Um gerador possui dois terminais denominados polos:

  • Polo Negativo: corresponde ao terminal de menor potencial elétrico.
  • Polo Positivo: corresponde ao terminal de maior potencial elétrico.

Quando colocado em um circuito, um gerador elétrico fornece energia potencial elétrica para as cargas, que entram em movimento, saindo do polo negativo para o polo positivo.

Bibliografia: 
  • Só Física
  • Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário