sábado, 10 de maio de 2014

Ditadura Militar 1973-1976

1973: Em 1973, temos um momento marcante para a ditadura militar, com o chamado Fim do milagre Brasileiro. O Milagre Brasileiro foi um período de grandíssimo crescimento econômico, onde o PIB do Brasil crescia cerca de 10,8% ao ano. O fim dessa era deu-se por causa da crise do petróleo mundial, que iniciou-se devido aos conflitos no Oriente Médio. Com o fim desse grande impulso econômico, a insatisfação da população com a ditadura estendeu-se à diferentes fatias da população, motivando assim, movimentos de resistência contra os governantes militares.


1974: Nesse ano, com o fim do governo de Médici, assume o seu sucessor, Geisel. As eleições indiretas feitas naquele ano, não passaram de fachada, já que os militares eram ampla maioria no Congresso Nacional. Com uma proposta de reconquista gradual da liberdade e de redemocratização, Geisel inseria medidas cuidadosamente monitoradas pelo Executivo Federal. Entre essas medidas, houve a redução parcial da censura prévia aos meios de comunicação. Na verdade, acredita-se que essas medidas de Geisel eram uma preparativa para a retirada das Forças Armadas do poder, já que houve um grande desgaste após os primeiros 10 anos de ditadura.



1975 e 1976: Sem grandes acontecimentos, esses anos foram marcados pelo crescimento da dívida externa brasileira e o afundamento em crises financeiras. Esses anos também foram marcados por alguns assassinatos, como do jornalista Vladimir Herzog e do operário Manuel Fiel Filho.





Nenhum comentário:

Postar um comentário