quarta-feira, 7 de maio de 2014

Reformas de Base - Ditadura Militar Brasileira

Em 1958 o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) apresentou uma alternativa para garantir o desenvolvimento do país e a diminuição das desigualdades baseada na execução de reformas. As reformas de base tinha como objetivo efetivar reforma bancária, fiscal, urbana, administrativa, agrária e universitária. O carro-chefe das reformas era, sem dúvida, a reforma agrária que visava eliminar os conflitos pela posse da terra e garantir o acesso à propriedade de milhões de trabalhadores rurais. 



João Goulart, 24º presidente do Brasil, tinha como uma de suas metas colocar as reformas em pratica, porém só em janeiro de 1963, com o restabelecimento do presidencialismo e a ampliação dos poderes de Goulart, a implementação das reformas tornava-se urgente. 


No contexto da guerra fria, os EUA começou a desconfiar de uma revolução socialista, e como intervenção começou a pagar jornalistas para colocar o povo contra as reformas. O que colocou a sociedade contra Goulart, porém não foi suficiente. O golpe militar armado pelo embaixador americano Lincon Gordon para que o Brasil não fizesse nenhuma reforma, para muitos "socialista", foi executado em 4 de abril de 1964.


Nenhum comentário:

Postar um comentário