quinta-feira, 29 de maio de 2014

Participação dos EUA na ditadura

 Grupo Plantação de Batata: Gabriel Toledo, Helio Marques, Letícia Aleixo, Pedro Nogueira, Nicolas Dutra, Thais Pilotto


Há muitas polemicas em torno do golpe de 64,mas sem duvida uma das piores é a participação dos EUA no fim da democracia naquele período.
O golpe não se consolidou por apoio apenas do exército,haviam civis que também eram a favor do golpe, e ajudaram para que os opositores do regime fossem perseguidos. Muitos desses civis e principalmente os militares, foram influenciados pela propaganda e influencia que os EUA exerceu sob o contexto da guerra fria, para manter hegemonia no continente americano.
Por um lado, os EUA tinham o argumento de que cuba era um ponto de influencia socialista nas Américas, e que a ajuda na formação de governos ditatoriais nas Américas era pra proteger a todos. Mas,vendo conversas do presidente com o embaixador americano, vemos que é tudo para manter os interesses econômicos dos EUA em manter os países dependentes,já que a maioria dos países na época tinham propostas de reformas de base,na qual diziam ser de cunho comunista, e também poderiam dar um grande avanço econômico aos países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário